terça-feira, 10 de agosto de 2010

EM DVD - Um Sonho Possível

Por Guilherme Cândido

Todo ano, inúmeros filmes entram em cartaz.E dezenas desses filmes são os chamados feel good, aquele tipo de longa-metragem feito para fazer com que o espectador se sinta bem e saia do cinema num bom astral.Geralmente, esses feel good movies são do subgênero esportivo, e como estamos falando de produções norte-americanas, sobre beisebol, basquete e futebol americano.E Um Sonho Possível é apenas mais um feel good movie entre muitos outros que são produzidos, não existem muitas diferenças.

Dirigido por John Lee Hancock (O Álamo), Um Sonho Possível retrata a história, "baseada em fatos reais", de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem que enfrenta muitas dificuldades.Grande, negro e com uma aparência sempre triste, ele não tem lugar nem para dormir. Eis que surge uma luz no fim do túnel, pois ele encontra Leigh Anne (Sandra Bullock), uma mulher determinada e de bom coração que pretende adotá-lo e realizar seu sonho de ser jogador de futebol americano.

Pronto, a trama está feita.Agora basta adicionar algumas situações embaraçosas entre o jovem e sua nova família, o clichê do conflito entre culturas e, é claro,o jogo final, que por sinal, é também repleto de clichês.O que mais impressiona é a indicação de Sandra Bullock ao Oscar (e também a sua vitória).Ela encarna um tipo comum entre esse tipo de gênero e não se distancia do padrão estabelecido por tantas outras estrelas que interpretaram o mesmo papel.É seu personagem mais diferente, é verdade, afinal, Sandra Bullock ainda não havia interpretado uma protagonista como essa..Talvez, um bom motivo para seu Oscar, seja a força que Bullock exibe, sempre carismática e firme no papel. Certamente Sandra Bullock é a alma do filme.A direção é sempre burocrática e o elenco secundário não vai muito além do básico, entretanto, a trilha sonora merece destaque, pois possui lindas canções e uma trilha instrumental também muito boa.

Um Sonho Possível, pelo menos, se mantém correto em sua narrativa, pois apesar de batida, a história é bem contada e deve conseguir alguns fãs pelo mundo. Mas certamente deve ficar devendo àqueles que exigem um pouco mais...

3 ESTRELAS (BOM)

0 comentários: