domingo, 21 de fevereiro de 2010

CRITICA - Mother - A Busca Pela Verdade

Mother - A Busca Pela Verdade, de Bong Joon-Ho. O novo filme do talentoso diretor Sul-coreano que ficou conhecido por dirigir o filme de terror O Hospedeiro (2006). Para quem não se lembra desse filme, vou contar um pouco sobre ele. A fita trazia uma grande Miscigenação e oscilações de gêneros. Tinha terror, suspense, ficção e muito humor em momentos crucias do filme. A trama era muito original com um roteiro e direção sensacionais.

Em Mother, o diretor trata o filme sob o formato de drama policial, da relação de cumplicidade entre mãe e filho. Assim como em seu filme anterior há oscilações de gêneros. Dessa vez as oscilações são bem menores, combinam-se drama policial com uma pitada de humor. Bong Joon-Ho faz inúmeras críticas aos métodos de investigação sul coreanas, que se utiliza de torturas e se apegam a evidências sem ver o contexto do crime.

A trama se passa numa aldeia da Coréia do Sul, a velha senhora interpretada pela espetacular atriz Kim Hye-ja pratica acupuntura ilegalmente para poder sobreviver. Seu único filho, Do-joob (Bin Won), já passou dos 20 anos e, meio lerdo dos raciocínios mostra-se um inútil. A mãe, portanto, protege o rapaz como se ele fosse uma criança. Virgem e afoito para descobrir os prazeres do sexo, Do- joon entrega-se á bebedeira num bar e segue uma jovem estudante até a casa dela. Para seu azar, a moça aparece morta no dia seguinte. Não demora muito para a ineficaz polícia local fazer de Do-joon o principal suspeito do crime.

A temática possui uma estrutura pesada com cenas fortes que não agradam o público em geral. Público este que já possui certo preconceito em relação a filmes coreanos. No Brasil, há preconceitos até com filmes nacionais que são muitas vezes melhores do que filmes hollywoodianos que não param de reciclar idéias. Por falar em reciclar idéias, a premissa do filme não é nova, porém, o modo como o diretor apresenta a estética impecável cheias de reviravoltas surpreendentes é original.

4 Estrelas (Muito Bom)

Escrito Por Voder

0 comentários: