domingo, 15 de agosto de 2010

Critica - A Origem

Fico pensando como deve ser ler um roteiro de Christopher Nolan (Batman - O Cavaleiro das Trevas e Amnésia) devido a complexidade deste. Nolan transmite com clareza ao público uma trama complicada sobre “subníveis” dos sonhos. Se ele havia sido perfeito em retratar o poder da mente humana em Amnésia, como não poderia ser perfeito novamente com o respaldo de 200 milhões e atores de ponta como Leonardo DiCaprio. Não vou cometer o exagero de dizer que é a volta de vida inteligente ás telas, porém creio que é o primeiro grande filme do ano com chances no Oscar.

Só uma ressalva antes de contar a trama, o titulo que foi aderido no Brasil, " A Origem", nada tem haver ao filme. A tradução correta deveria ser A Intersecção. A trama acompanha uma aventura de ficção científica que acontece dentro da arquitetura da mente. Leornardo DiCaprio, brilhante como sempre, interpreta Cobb que é o expert em penetrar em sonhos alheios não tem controle em cima das aparições de sua ex-mulher Mal (a sempre excelente Marion Cotillard) que surge gerada pela sua culpa, já que se acha responsável por sua morte. Por ser suspeito de tê–la matado, ele vive em um exílio longe do casal de filhos que também surgem de vez em quando inesperadamente em sonhos alheios. Ele é contratado por um milionário japonês (Ken Watanabe) para destruir uma mega companhia. A única chance de conseguir isso é entrar nos sonhos do único herdeiro (Cilliam Murphy, que fez antes com Nolan, o Cavaleiro das Trevas) e convencê-lo a dividi-la. Desta vez a missão não é roubar idéias ou informações, mas sim inserir na mente alheia uma idéia.

Nolan me lembra muito Tarantino no sentido de ter um estilo de filme autoral independente do gênero que esteja apresentando ao público. Talvez, não seja tão brilhante como David Lynch (Cidade dos Sonhos) no quesito de retratar a complexidade dos sonhos. Porém, ele parece saber como agradar diversos tipos de público. Cria um roteiro brilhante com uma estrutura complexa, más perfeitamente compreensível. Junte isso com muita ação e uma capacidade tremenda de como saber usar os efeitos digitais, aliás, Michael Bay( Transformers) deveria aprender com Nolan que um pouco de inteligência cai bem.

A Origem tem sido sensação nos EUA, com intermináveis polêmicas sobre seu final e inúmeros detalhes (o que tem provocado várias idas aos cinemas para discuti-los). Eu tenho uma opinião bem clara sobre o final, más creio que não posso expressar ela sem que haja Spoiler. Portanto só tenho uma coisa a dizer... O peão iria cair.

5 Estrelas(Excelente)

Escrito Por Voder

2 comentários:

Juca disse...

Achei d+ o filme tbm... no final fiquei em duvida ....más isso que é o legal do cinema ...tem que gerar discussão...2001 uma odisséia no espaço não seria nada se ñ fosse isso

Andreia disse...

Concordo com o juca...e com o voder...merece oscar !!!!