quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os Sumidos do Oscar 2010


Por Guilherme Cândido

2009 foi um ano em que a criatividade finalmente foi a base dos filmes.Depois da crise, os estúdios passaram a apostar na qualidade, no certo.Sobraram grandes filmes.

Obras que durante a temporada de premiações eram constantemente lembradas, mas que, com o tempo, foram perdendo cada vez mais o brilho e o favoritismo de antes.Como esquecê-los???

Mas é claro que o Oscar não pode indicar todos.Filmes como o elogiadíssimo Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonze e Amantes, de James Gray, simplesmente desapareceram.

Até mesmo o bom e velho Clint Eastwood se
ausentou.Confira você mesmo:

- Invictus (de Clint Eastwood)
Uma das maiores surpresas desse ano.Como o novo filme de Clint Eastwood ficou de fora do "Top 10" do Oscar, é realmente um mistério.Afinal, o eterno Dirty Harry já havia papado duas indicações ao Globo de Ouro (Filme e Direção) e era o destaque de diversas premiações.Muitos apostariam em sua derrota, o que poderia facilmente acontecer, mas sua ausência certamente era algo arriscado apostar.Talvez, o filme não tenha conquistado a popularidade suficiente, afinal, embora estivesse em várias premiações, o longa de Eastwood jamais conseguiu fãs o bastante para figurar entre os 10 mais.

- Amantes (de James Gray)

Quase unanimidade entre os críticos, o novo filme do diretor James Gray (do excelente Os Donos da Noite) parecia ter conseguido velocidade suficiente para alçar vôo rumo ao Oscar 2010.Se comparando a Shakespeare, nem Gray acreditava que seu filme seria relegado ao esquecimento.Mas o que ele não esperava era realmente a famigerada entrevista de seu protagonista, Joaquin Phoenix no programa de David Letterman.Para muitos, a causa da queda colossal, a entrevista simplesmente foi um fracasso.Com o astro completamente diferente e fora de sintonia, Letterman não conseguiu arrancar uma boa resposta sequer.Ponto negativo para a divulgação do filme e o atestado de desistência de Phoenix do meio cinematográfico.Joaquin Phoenix?Depois de virar cantor, só nos resta escutá-lo agora.

- (500) Dias Com Ela (de Marc Webb)

O filme indie se tornou uma verdadeira sensação, arrancando boas críticas e levando um ótimo público aos cinemas.Seria impossível ignorá-lo no Globo de Ouro.Conseguiu as duas indicações principais e levou muitos fãs ao delírio.Com tanto barulho feito pelo filme, era de se esperar que figurasse no Oscar, o que não aconteceu.Ele simplesmente foi ignorado pelos votantes.Só quem saiu ganhando foi o diretor Marc Webb, que usou o filme de escada para o estrelato, ficando visível para os executivos o contratarem para dirigir o novo Homem-Aranha.

- Se Beber, Não Case (de Todd Phillips)
Vencedor do Globo de Ouro (derrotou o filme anterior da nossa lista), a melhor comédia do ano foi, também, a maior surpresa de 2010, faturando mais de 200 milhões de dólares e sem um nome famoso sequer entre os protagonistas.A ótima trama e as hilárias seqüências renderam ao filme status de fenômeno no mundo todo.Precisa falar mais?Com uma bagagem dessa, era praticamente certo no Oscar.Mas parece que os votantes são conservadores demais para lembrá-lo.

- Onde Vivem os Monstros (de Spike Jonze)
O retorno do cineasta Spike Jonze (Adaptação).Um
filme que conquistou a Crítica de imediato e era sempre apontado como favorito nas premiações.Mesmo com uma trama tocante e parte técnica impecável, o filme acabou sendo esquecido, e, nem a linda canção tema ("All Is Love") foi lembrada.Uma tremenda injustiça.

- Star Trek (de J.J. Abrams)

O reboot de uma das maiores franquias de ficção de todos os tempos conseguiu agradar aos trekkers e, de quebra, arrematou outros muitos.Dirigido pelo mago do entretenimento J.J. Abrams (Produtor da série Lost, diretor de Missão Impossível 3), era considerado barbada no Oscar.Quase todas as apostas o colocava entre os 10 melhores.Mas parece que o filme estrelado por Chris Pine não cativou os votantes.Acabou ficando só na parte técnica mesmo, o que é mais que obrigatório.Talvez a Academia tenha tido receio de indicar 3 ficções ao Oscar principal.

- Nine (de Rob Marshall)

Acho que a Academia não aguentou um segundo musical de Rob Marsh
all (Chicago).O filme começou cheio de pompa, contratando astros consagrados e até os vencedores do Oscar recentes (Daniel Day-Lewis e Penélope Cruz).Mas com o tempo, foi caindo de popularidade até ser totalmente engolido pela soberba.Restou ao remake apenas alguns quesitos técnicos.

- Inimigos Públicos (de Michael Mann)
O novo filme do mestre Michael Mann (Colateral, Fogo Contra Fogo) não foi bem nas bilheterias norte-americanas mas conquistou muitos críticos internacionais.Com astros de peso como Johnny Depp (Piratas do Caribe) e Christian Bale (Batman) no elenco, a ação foi orquestrada de forma impecável e o policial era aclamado por quase todas as platéias nos festivais.Só que a minoria dos orgulhosos críticos americanos prevaleceu.Alguns conseguiram achar falhas o suficiente para expulsá-lo do Oscar, uma triste decepção.

- Lunar (de Duncan Jones)
O filme teve vida curta nos Cinemas, ficando restrito a sessões especiais, mas surpreendeu a todos que o viram.Aclamado pela crítica e muito elogiado por astros, o filme de estréia de Duncan Jones, filho de David Bowie, resgatou as raízes da ficção científica e conquistou os nerds de plantão.Só que não foi o bastante para a Academia.Os votantes decidiram deixar para a próxima.

- Vício Frenético (de Werner Herzog)

O remake dirigido pelo aclamadíssimo diretor alemão Werner Herzog (O Enigma de Kaspar Hauser, O Sobrevivente) passou em muitos festivais
mas virou coadjuvante das premiações graças a atuação mais que elogiada de Nicolas Cage (Adaptação, Presságio).Todos tinham nele a aposta certa do Oscar.Mas os votantes acharam melhor não dar o bi a Cage.Pena que nem em outras categorias o filme foi lembrado...

- A Estrada (de John Hillcoat)
Mais uma adaptação de Cormac McCarthy?Pois é, também acho que os votantes pensaram nisso.Pelo menos é a única explicação para deixar de fora um dos filmes mais comentados do ano.Nem o bajulado Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis, Senhores do Crime) encarou o páreo duríssimo dos atores este ano.Com nomes como Robert Duvall e Charlize Theron no elenco, o filme ganhou popularidade e possivelmente se tornará cult. E é isso aí pessoal, acho que a disputa dos atores estava difícil demais para alguns astros.Agora é só lamentar mesmo no dia 7 de Março quando veremos os "queridinho da américa" em 2009.

Obs.: Vários sites foram consultados para fundamentar essa postagem.


0 comentários: