terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os Filmes mais inovadores da história:


Resolvi fazer uma lista dos filmes mais inovadores e influenciáveis da historia. São filmes que podem até serem ruins, porém, influenciam rumo do cinema moderno. Deixei de fora varias obras de diretores sensacionais que com certeza influenciam e influenciaram vários outros diretores. Entre eles Woody Allen, que ditou rumo dos filmes de comédias românticas, Federico Fellini, com seu cinema realista, Martin Scorsese e Quentin Tarantino com filmes que mesclam humor e “violência”. Confira a lista, se sentirem a falta de algum filme comentem para que a lista fique completa.

1988:Roundhay Garden Scene filmado pelo inventor francês Louis Aimé Augustin Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História.

1890: Monkeyshines, No. 1, dirigido por William K.L. Dickson e William Heise, torna-se o primeiro filme estadunidese.

1892:Estréia um dos primeiros filmes de animação do mundo, Clown et ses chiens.

1895: O primeiro filme cômico L'Arroseur Arrosé, de Louis Lumière, é filmado.

1903: Estréia o primeiro filme de faroeste, Kit Carson, nos EUA.

1908: Estréia o primeiro filme de terror, Dr. Jekyll & Mr. Hyde em Chicago.

1913: Estréia o primeiro filme em série, The Adventures of Kathlyn em Chicago.

1914: Estréia o primeiro filme em cores, The World, the Flesh and the Devil em Londres.

1914: Estréia o primeiro filme de comédia mudo, Tillie's Punctured Romance, com Charles Chaplin.

1926: Estréia o primeiro filme sonoro, Don Juan, no Teatro de Warner, New York.

1927: Estréia o primeiro filme totalmente falado da história cinematográfica, The Jazz Singer, com Al Jolson, em Nova York

1937: Lançado o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões.

1939: ... E o vento Levou, de Victor Fleming. Primeiro filme colorido a vencer o oscar

1941:Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas (não cronológicas) e nos enquadramentos cinematográficos. Filme dirigido pelo gênio Orson Welles.

1952: Estréia o primeiro filme 3D em cores, Bwana Devil.

1968: 2001: Uma odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Efeitos especias inovadores para época, Stanley Kubrick provocou ainda avanços nas técnicas de filmagem, introduzindo o conceito do 'steadicam', ou seja, fazendo uma imensa equipe carregar nas mãos a pesada câmera da Panavision, para inspirar o efeito realístico de cenas de grande tensão do filme.Por exemplo, na seqüência em que o grupo de cientistas visita o monólito escavado na superfície da Lua, passando a impressão de que o olhar do espectador, o efeito de câmera subjetiva, segue junto para ver o mistério de perto.
Alias, os personagens de Kubrick 'pisaram na Lua' um ano antes dos astronautas da NASA.Outra inovação de Kubrick foi a introdução da câmera de vídeo no set de filmagem para registrar os mesmos movimentos das câmeras de filmar em película. Com esse recurso Kubrick podia acompanhar as filmagens de outra parte do gigantesco estúdio inglês MGM Borehamwood. Esta aplicação do vídeo foi depois aperfeiçoada e disseminada em todas as produções de cinema.

1960: Psicose, de Alfred Hitchcock.. O filme que ajudou a mudar a abordagem cinematográfica sobre o terror é cheio de seqüencias magistrais, como os assassinatos no chuveiro e na escadaria. A reação do público foi impressionante, com filas que dobravam os quarteirões e muita gritaria na platéia nas cenas mais aterrorizantes

1975: Barry Lyndon, de Stanley Kubrick. O diretor usou lentes criadas pela NASA para poder filmar alguns interiores. Detalhe: iluminados apenas com velas.

1981: E. T - O Extraterrestre, de Steven Spielberg. Inovações técnicas nos campos visuais, interação do digital com o ator/atriz.

1982: O Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola. Com o sucesso de Moulin Rouge, de Baz Luhrmann, críticos têm apontado o filme de Coppola como um precursor do musical pós-surrealista - caracterizado por enredos evanescentes, efeitos especiais em profusão,
cores lisérgicos e cenários deliberadamente artificiais.

1992:A lista de Schindler, de Steven Spielberg. Arrisco-me a dizer que inovou na fotografia, filme em preto em branco, utilizando-se somente a cor vermelha.

1995: Estréia o primeiro filme de animação em computação gráfica da história, Toy Story nos Estados Unidos.

1999: Matrix, Revolucionou a Tecnologia em filmes de ação, conceito do Slow Motion.

2007: Beowulf, de Robert Zemeckis. Técnica inovadora para captação de movimentos de atores, para conversão digital.

2009: Avatar, de James Cameron. Apesar de eu não gostar da trama cheia de clichês. O filme é muito revolucionário, vejam:

1-Performance Capture Workflow: Uma grande parte do filme foi capturado usando uma técnica de captura de desempenho semelhante ao do que Robert Zemeckis filmou Beowulf. Então, Cameron desenvolveu uma câmera virtual que permite ver os seus atores como personagens gerados por computador em tempo real.

2-Simulcam: um conjunto câmeras, que permite seguir ou acompanhar um personagem virtual, que foi capturado no desempenho de captura em um ambiente de ação ao vivo em tempo real. Ele também permite que eles vejam o cenário virtual que será semelhante a um tiro em live-action. Sei que Steven Spielberg tinha um set-up como este em AI. Minha impressão é que a nova tecnologia torna algo muito mais visual, provavelmente semelhante a um jogo de vídeo (mais provável última geração).

3-Facial Capture Head Rig: Os atores usam um equipamento de câmera em suas cabeças que tira fotos digitais do rosto do ator. Isso permite que o personagem gerado por computador possa ter 100% de movimentos faciais.

4-Facial Performance Substituição: Desenvolveu um sistema de dublagem facial inovador.

5-Fusion 3-D Sistema de Câmera: a fusão 3-D sistema de câmera foi co-desenvolvido por James Cameron e Vince Pace. O equipamento usa duas câmeras Sony HD HDCF950 criar estereoscópica 3-D. Cameron primeiro utilizou o sistema em seu filme IMAX 2003 Ghosts of the Abyss. Desde então tem sido utilizado por Robert Rodriguez em Pequenos Espiões 3-D e As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl, e mais recentemente em Hannah Montana e Miley Cyrus: Best of Both Worlds Concert e Journey to the Center of the Earth.


ESCRITO POR VODER

0 comentários: