segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

GLOBO DE OURO 2010 - Cinema

Nos últimos anos, o Globo de Ouro não tem feito muito jus à fama de ser o maior termômetro para o Oscar. Mas a edição de 2010 do prêmio da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood parece ter confirmado que "Avatar" deve mesmo seguir os passos de "Titanic" e garantir uma nova prateleira cheia de estatuetas douradas para James Cameron. O épico moderno ganhou os prêmios de melhor filme dramático e diretor, e com a fraca concorrência segue um caminho tranquilo para arrebatar mais alguns louros daqui um tempo.

A festa que aconteceu domingo, em Los Angeles, serviu ainda para colocar outros concorrentes em vantagem pelo Oscar. Jeff Bridges levou o Globo de Ouro de ator dramático por "A Crazy Heart", enquanto os coadjuvantes Christopher Waltz ("Bastardos Inglórios") e Mo'nique ("Preciosa") confirmaram seu favoritismo. Entre as atrizes, Meryl Streep ("Julie & Julia") e Sandra Bullock ("O Lado Cego") venceram e devem protagonizar a briga mais acirrada do Oscar 2010.

O Globo de Ouro, que tem como principal característica premiar separadamente os melhores nas categorias drama e comédia/musical, não esqueceu dos recentes sucessos de Hollywood. Robert Downey Jr. teve a atuação em "Sherlock Holmes" premiada, enquanto "Se Beber, Não Case" foi eleita a melhor comédia do ano - com direito a Mike Tyson no palco para agradecer o prêmio.A Pixar conseguiu o tricampeonato em animação com "Up - Altas Aventuras", e deve repetir o feito na cerimônia do Oscar. Quem também parece muito próximo de fazer história é Michael Haneke e seu "A Fita Branca", vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2009 e que levou no domingo o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. A "tríplice coroa" deve ser confirmada em março, com o Oscar na mesma categoria.

Mas a atração foi mesmo "Avatar". O longa-metragem de James Cameron, que foi pela quinta vez consecutiva o filme mais assistidos nos EUA no fim de semana, desbancou "Amor Sem Escalas" e parece não ter adversário à altura para o Oscar. A previsão é que "Avatar" tenha dez indicações ao prêmio, sendo favorito em todas as categorias técnicas e ganhando de brinde os Oscars de melhor filme e diretor. "Amor Sem Escalas", que ficou apenas com o Globo de Ouro de melhor roteiro, e "Nine", que saiu de mãos vazias, não parecem mais incomodar.

0 comentários: